Código de Conduta Abril

Resumo

O Código de Conduta do Grupo Abril trata-se de um trabalho que demorou mais de 3 anos para sua criação e teve a participação de representantes de todas as empresas do Grupo. Este longo período foi necessário devido ao cuidado que a empresa teve em criar um único documento que contemplasse toda a diversidade existente no Grupo. Esta característica é muito forte no Grupo e não poderia ser desprezada.
Em dezembro de 2007, foi divulgado a todos os empregados, a existência do Código de Conduta.
Neste mesmo período, cartilhas do Código de Conduta Abril foram distribuídas a todos os empregados com a solicitação de assinaturas de todos. A via assinada pelo empregado foi arquivada em seu prontuário.
Para novos empregados, esta cartilha é entregue no dia da integração do empregado.
Os fornecedores também recebem a cartilha do Código em versão on line.

Em paralelo a divulgação do Código de Conduta, um canal de comunicação, com telefone 0800 e um e-mail, foi criado e divulgado para que os empregados, colaboradores e parceiros do Grupo Abril pudessem relatar qualquer desvio de conduta ou esclarecer dúvidas. Este canal é atendido pela Gerência de Compliance, que se reporta a Diretoria de Auditoria Interna Corporativa e ao Comitê de Conduta.
A empresa também se preocupou em disponibilizar um canal de comunicação terceirizado para que o empregado pudesse optar. No entanto, após 4 meses de experiência, a empresa notou que os empregados optavam pelo Canal da Abril.
Comitê de Conduta:
O Comitê de Conduta recebe os relatos apurados pela Gerência de Compliance e decidem quais as ações serão tomadas para cada caso encaminhado. Esse comitê é presidido pelo CEO e composto pela Vice-Presidência de Recursos Humanos, Vice-Presidência Jurídica, Diretoria de Auditoria e mais dois executivos que representam diferentes áreas de negócio, que alternam a cada dois anos.
O canal de comunicação pauta-se em quatro pilares:
Sigilo – todo e qualquer relato deverá ser identificado, porém, o nome do relatante será mantido em sigilo, de forma a preservar sua identidade.
Equidade – o Código de Conduta trata todos pelo principio da igualdade, indiferente do grau hierárquico.
Respeito e Maturidade – os representantes do Código de Conduta são pessoas treinadas, experientes e comprometidas com os valores da empresa e a ética, respeitando e tratando com maturidade todas as pessoas.

Dentro das premissas estabelecidas, um processo foi criado para o canal de comunicação que consiste em quatro etapas:
– Atendimento: no primeiro contato, a área de Compliance registra o relato ou dúvida considerando o maior nível de detalhes possível.
– Apuração: a área de Compliance apura todas as informações, para considerar a pertinência ou não do relato ou simplesmente para esclarecer a dúvida trazida.
– Decisão: todo relato é apresentado ao Comitê de Conduta que decidirá sobre quais ações deverão ser tomadas para correção de um desvio de conduta ou qual deverá ser o direcionamento para esclarecer uma dúvida.
– Finalização: a área de Compliance executa as decisões do Comitê e comunica ao relatante a procedência ou não de sua questão.

 

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