Capital Ótimo

Resumo

A metodologia Capital Ótimo representa uma forma original de planejar e orçar os investimentos de modo a atender às Unidades de Negócios de distribuição de energia elétrica do Sistema Cataguazes-Leopoldina ? SCL, da qual a CFLCL faz parte. Embora premissas utilizadas para tal fim em diversas outras empresas nacionais e internacionais similares tenham sido pesquisadas, a filosofia e o ?know-how? de como executar tais tarefas foram completamente desenvolvidos pela equipe do Sistema Cataguazes-Leopoldina. A metodologia está em constante aprimoramento e evolução, incorporando, por meio de ferramentas especializadas e desenvolvidas internamente, o estado da arte na área de planejamento para investimento de empresas distribuidoras de energia elétrica.

A metodologia adotada no Planejamento de Investimento do SCL está amparada no uso de métodos e ferramentas de domínio público e algumas desenvolvidas especialmente para o uso interno. Convencionou-se chamar de metodologia Capital Ótimo o conjunto de práticas que tem como objetivo a escolha, priorização e orçamento dos projetos de investimentos otimizados para atender aos requisitos de restrições técnicas e de expansão das distribuidoras de energia elétrica do SCL. As principais etapas são:
1) diagnóstico dos ativos;
2) estudo e determinação das alternativas de atendimento;
3) priorização e ranqueamento dos projetos de investimento;
4) elaboração de cenários e avaliação dos resultados;
5) definição do cenário ótimo de investimentos e despesas;
6) elaboração dos orçamentos detalhados de investimento e despesas para o triênio.

Para apoiar o processo de priorização, ranqueamento e orçamentação dos projetos, foi desenvolvido internamente um sistema computacional chamado Sistema de Gestão do Capital Ótimo (SIGCO), no qual é realizado todo o processo descrito acima (exceto o diagnóstico dos ativos), desde o cadastro dos projetos até a orçamento detalhado de cada obra que compõe cada projeto.

Para acessar, faça o login

Compartilhe este post