Avaliação de desempenho por competência

Resumo

A avaliação do desempenho por competências dos colaboradores na Energisa Sergipe tem periodicidade anual e é alicerçada no Plano de Gestão de Pessoas por Competência que é instrumento que possibilita planejar, organizar, desenvolver, acompanhar e avaliar as competências imprescindíveis à concretização de seus objetivos estratégicos. A avaliação de desempenho com foco em competências busca mensurar a qualidade da execução das responsabilidades do colaborador constantes na descrição de função e sua comunhão com a cultura e valores do Grupo. Para obtenção de coerência na Avaliação de Desempenho foi definida uma escala de proficiência que identifica o nível de entrega de resultados.

A Avaliação de Desempenho contempla todos os níveis hierárquicos e, as competências a serem avaliadas classificam-se em: Competências de Gestão 1º Nível – relacionadas ao Presidente, Diretores e assemelhados; Competências de Gestão 2º Nível – relacionadas aos Gerentes de Departamentos e assemelhados; Competências de Gestão – 3º Nível – relacionadas aos Coordenadores, Supervisores e assemelhados; Competências Essenciais – relacionadas aos demais colaboradores.

Quanto aos tipos de Avaliação aplicados na Energisa Sergipe destacamos: Avaliação 360º (contempla Gestores de 1º, 2º e 3º Nível, onde o colaborador realiza sua auto-avaliação e é avaliado pelo superior imediato, por pares e subordinados) e, Avaliação 180º (contempla os demais colaboradores, onde o colaborador realiza sua auto-avaliação e é avaliado pelo superior imediato).
Em relação às principais etapas da Avaliação de Desempenho, ressaltamos o treinamento e sensibilização de todos os colaboradores, realização da avaliação de desempenho, feedback e elaboração do Plano Individual de Desenvolvimento.

 

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