Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais

Resumo

O planejamento do Sistema de Gestão Ambiental é composto por duas fases: identificação e avaliação dos aspectos ambientais.

– A identificação ocorre por meio de levantamento e consolidação de todos os aspectos existentes na operação ou potenciais que impactem no meio ambiente.

– A avaliação dos aspectos identificados ocorre atribuindo-se um grau de importância, conforme os critérios abaixo:
a) Duração: Avalia-se o tempo de duração do impacto no meio ambiente. Quanto maior for o tempo de persistência do impacto maior será a nota.
b) Escala: Avalia-se conforme a abrangência da área e a freqüência que ocorre o impacto: será pequena se o impacto for local e temporário; será média se o impacto for local e cíclico ou repetitivo; será grande se o impacto for regional (fora das instalações) e permanente.
c) Gravidade: Avalia-se como grande, médio ou pequeno por meio da intensidade do impacto. Quanto mais grave for o impacto, mais alta será a nota. A gravidade será avaliada segundo os critérios de duração. Gravidade grande seguirá o critério de duração > 10 dias; gravidade média duração de até 10 dias e gravidade pequena duração de 01 dia.
d) Partes interessadas: Avalia-se a preocupação das partes interessadas em relação ao impacto ambiental e saúde coletiva. Há grupos organizados de defesa? O tema é de interesse público? Quanto maior as preocupações das partes interessadas, maior a nota.

– A legislação é inserida na planilha como forma de monitoramento da legislação aplicável ao impacto ambiental.

Para acessar, faça o login

Compartilhe este post