Auditoria Interna do Sistema de Gestão da Qualidade

Resumo

Que prática da gestão é realizada e como é feita?
A prática Auditoria Interna tem como objetivo garantir a manutenção e a melhoria continua do Sistema de Gestão da Qualidade da Empresa, e consequentemente dos seus processos.

Em uma análise preliminar, o Processo de Auditoria Interna no Laboratório São Luiz relaciona-se à investigação sistemática, documentada e imparcial do cumprimento de requisito previamente estabelecidos (órgão certificador), em busca de evidências que comprovem a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade.

A Auditoria é realizada por uma equipe capacitada de Auditores Internos (colaboradores da empresa), os quais analisam o cumprimento dos requisitos anteriormente mencionados de forma crítica e contextualizada, verificando a coerência entre a documentação e as ações práticas desenvolvidas nos processos da empresa, para determinar o nível de eficácia dos mesmos.
Como a Auditoria Interna alcança todas as áreas da empresa, podemos evidenciar também o nível de conhecimento e controle de todos os processos executados, seja técnico, seja administrativo.

Ressaltamos que esta prática de gestão avalia e engloba várias outras práticas como gestão do conhecimento, tratamento de não conformidades, gerenciamento de processos por meio de indicadores de desempenho, gestão de riscos e biossegurança, entre outros.

A Auditoria Interna ocorre anualmente e envolve todos os processos da empresa, desde á Alta Direção, até a produção de exames e processos complementares.

Um dos benefícios da Auditoria Interna está no melhor desempenho financeiro, contribuído para o aumento do lucro líquido da empresa.

Compartilhe este post