Aniversário da FNQ: 31 anos em prol da Gestão para a Transformação

Por Ronald Dauscha, presidente executivo da FNQ

Hoje, a FNQ comemora 31 anos de existência. Trata-se de uma história de constante aprendizado e evolução. Não só porque o ambiente econômico e de negócios mudou drasticamente – e o normal já seria acompanhar e reagir às mudanças, mas porque o DNA proativo da Fundação, presente desde sua gênesis, levou-a sempre a moldar novos conceitos, metodologias e modelos que influenciaram inúmeras organizações, sejam privadas, públicas ou acadêmicas.

Esse espírito disruptivo já se faz sentir em seu “nascimento”. Em 11 de outubro de 1991, um grupo formado por representantes de 39 organizações privadas e públicas instituíram, em São Paulo, a Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ). Tem início, com essa iniciativa, uma trajetória em busca das melhores práticas da gestão para o aumento da competitividade das organizações e do Brasil.

Em 2005, a Fundação redefine sua missão, visão e objetivos e incorpora, aos Critérios de Excelência, novas práticas de gestão com tendências de organizações classe mundial, entre elas a sustentabilidade, a responsabilidade corporativa e a valorização das pessoas, da qualidade de vida e da diversidade, já antecipando os importantes tópicos definidos no novo conceito ESG.

Em 2007, remodela os Fundamentos da Excelência da Gestão, em consonância aos princípios e valores que passaram a nortear as suas atividades e, em 2011, a FNQ redefine sua missão, aspiração, crenças e compromissos. O foco passa a ser apoiar, capacitar e instrumentalizar as organizações na jornada da transformação para a era de mudanças exponenciais e da cultura digital.

A principal estratégia da Fundação passou a ser o fomento à reflexão, o diagnóstico e a implantação de melhorias nos processos das organizações e isso se dá por meio do seu Modelo de Excelência de Gestão® (MEG) que, a cada nova edição, incorpora os conceitos e as tendências de última geração. Cada nova versão é resultado de um trabalho extenso, envolvendo mais de 50 pessoas atuando em atividades que vão desde a análise de dados advindos de pesquisas até a consolidação de sistemas de pontuação, passando pela formulação de novos fundamentos, temas e processos.

Em sua 21ª edição, o atual modelo MEG trabalha com oito Fundamentos: Pensamento Sistêmico, Compromisso com as Partes Interessadas, Aprendizado Organizacional e Inovação, Adaptabilidade, Liderança transformadora, Desenvolvimento sustentável, Orientação por processos e Geração de Valor. Cada um desses Fundamentos se desdobra em Temas e, depois, em 117 processos. E cada um desses é avaliado quanto ao seu grau de maturidade, usando o conceito de aprendizado e melhoria contínua, baseado no reconhecido ciclo PDCL (Plan, Do, Check, Learn).

Além do modelo descrito, o MEG 21, que avalia a maturidade da gestão de organizações de qualquer porte, do setor privado, público ou acadêmico, a FNQ, na linha da preocupação por uma constante atualização e definição de novos modelos, desenvolveu arquiteturas customizadas a partir de seu modelo-base, visando a atender a setores econômicos ou temas distintos. Podemos citar, aqui, o MEG Saúde, MEG RH, MEG ESG e o MEG Cidades, cada um incorporando aspectos específicos de seu ambiente de atuação.

Como mencionado no início, a FNQ possui um algoritmo nato que persegue uma constante atualização e antecipação de soluções necessárias para a evolução da gestão das organizações além de ter transformado a Fundação em uma referência nacional e internacional de qualidade em modelos com esse objetivo.

A contribuição e parceria estratégica com setores importantes, como saneamento básico e distribuição de energia elétrica, bem como o papel de apoiar o crescimento consistente do cooperativismo no País, reforçaram, mais ainda, a FNQ como entidade de confiabilidade e peso reconhecida no Brasil.

Venha nos conhecer e experimentar as diversas soluções decorrentes desses 31 anos de contínua pesquisa, desenvolvimento e inovação. Essas estão, constantemente, sendo criadas para viabilizar o aumento da eficiência e competitividade de sua organização, ratificando nossa missão de disseminar a gestão voltada para a excelência e transformação da economia no Brasil.

Compartilhe este post