Rua Flórida, 1.758 - Conjunto 21 - 2º andar – CEP: 04565-001 - Cidade Monções - São Paulo/SP

Case Sebrae | Brasília – DF

CICLOS DE APRENDIZADO CONTÍNUO E RESULTADOS SURPREENDENTES

O Sebrae é cliente da FNQ desde 2010 e, por meio da implementação do Programa Sebrae de Excelência em Gestão em suas unidades Federativas, em um processo integrado de capacitação de colaboradores, com identificação dos pontos fortes e investimento, de forma consistente, nas oportunidades para melhoria da gestão, apresenta ganhos significativos.
Os números impressionam, tendo sido capacitadas mais de 3 mil pessoas e sido mapeadas mais de 11 mil práticas, o que gera melhores resultados para clientes, colaboradores e a sociedade.

meg-21
Produto FNQ
Programa de Excelência da Gestão (PEG)
Razão social
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE
Localização
Brasília - DF
Segmento
Serviços
Quantidade de sites
28 Unidades Federativas

Resultados qualitativos

  • Diagnósticos da Maturidade da Gestão das Unidades Federativas do Sebrae, identificando pontos fortes e oportunidades para melhoria.
  • Criação do banco de boas práticas.
  • Aprendizado e evolução da gestão.
  • Capacitação da liderança e dos colaboradores no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG).

Resultados qualitativos

  • Visão sistêmica da organização.
  • Reconhecimento nacional quanto à maturidade da gestão.
  • Certificação do conhecimento.
  • Melhoria dos processos gerenciais.
  • Critérios para definição de comparabilidade dos indicadores.

Resultados quantitativos

  • Evolução média da Gestão do Sistema Sebrae de 2012-2017: 75,5%.
    Evolução da Gestão do Sistema Sebrae desde o início do programa:
    2012/2013: 19,8%.
    2013/2014: 18,1%.
    2014/2016: 12,3%.
    2016/2017: 13,6%.

Resultados quantitativos

  • Pessoas capacitadas: 3.850.
  • Práticas mapeadas: 11.126.
  • Pessoas entrevistadas na avaliação: 7.780.
  • Pontos fortes: 8.850.
  • Oportunidades para melhoria: 11.525.
  • Avaliadores Internos capacitados: 730.
  • Boas práticas da gestão: 135.
Soluções para empresas