Saiba como avaliar os processos da sua organização

27/02/2018

Analisar o nível de maturidade dos processos é importante para implementar melhorias

Dando continuidade à série sobre estruturação de processos, hoje vamos falar sobre a terceira etapa: a avaliação e maturidade de processos. Lembrando que, de acordo com as boas práticas de gestão, a estruturação de processos compreende quatro etapas:

  1. estruturação da cadeia de valor;

  2. desdobramento da cadeia de valor;

  3. avaliação da maturidade de processos;

  4. priorização dos processos.

Para esta etapa, é importante ter em mente que não é possível estruturar ou melhorar todos os processos de uma organização ao mesmo tempo. Por isso, é recomendável avaliar, de alguma forma, a maturidade dos processos e estabelecer uma onda de processos críticos para serem melhorados, à luz de direcionadores relevantes da estratégia e de outros elementos-chave do contexto atual da organização.

Nesta fase, os processos são avaliados para entender o nível de atendimento das práticas atuais em relação a práticas que são referência, ou seja, classe mundial. De acordo com o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), para fazer essa avaliação, uma boa ferramenta é o PDCL (Plan, Do, Check, Learn).

 

Nível de maturidade do processo

Sob o ponto de vista da análise dos processos, podemos considerar os seguintes estágios de maturidade:

  • Inicial - processo imprevisível, pouco controlado e reativo. Poucas atividades são claramente definidas e o sucesso depende do esforço individual;

  • Repetível - o processo tem conceituação básica e procura ser organizado e monitorado. É necessária rígida disciplina para repetição de seu sucesso;

  • Definido - o processo é documentado, padronizado e integrado por meio de uma metodologia de gestão da organização. Os objetivos do processo devem estar ligados aos objetivos do negócio;

  • Gerenciado - o processo é detalhadamente mensurado e controlado. As inter-relações do processo e seu alinhamento às estratégias corporativas são claras.

  • Otimizado - o processo é caracterizado por ciclos de melhoria contínua. Seus gestores e colaboradores conhecem o processo o bastante para desenvolver ciclos de aperfeiçoamento do processo.

Depois de analisada a maturidade dos processos é preciso identificar a qualidade com que são realizados, tendo em vista as boas práticas de mercado. Só então, será possível selecionar os processos que devem ser priorizados e trabalhados numa revisão completa.

 

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