O que é um modelo de referência de gestão

02/05/2017

Modelos de referências servem para orientar os gestores, auxiliando-os na construção de soluções integradas. O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da FNQ, é um deles

Existem diversas definições para o conceito de modelo de referência de gestão. No entanto, vamos começar pela análise etimológica da palavra "modelo". Oriunda do latim modellum, significa “a maneira de se conduzir ou de se dirigir ou a maneira de ser e de fazer”. De uma forma geral, podemos dizer que modelos de gestão são modelos padronizados e genéricos, que desempenham um papel de referência para os tomadores de decisão a respeito de práticas a serem empregadas nas operações e nos processos organizacionais.
 
Apesar de diferentes definições para o termo, todos os autores concordam em alguns pontos. De acordo com renomados autores da área da gestão organizacional, um modelo de referência é elaborado a partir das melhores práticas do mercado, estabelecem um modo de pensar, abordar e articular os problemas organizacionais e desempenham um papel de referência para os agentes que tomam decisão.
 
Para que servem os modelos de referência?
 
Como já dito anteriormente, os modelos de referência servem para orientar os gestores na construção de soluções integradas, capazes de serem compreendidas e internalizadas por todos. Sendo assim, pode-se considerar que estes modelos têm os seguintes objetivos:
 
  • auxiliar no desenvolvimento de práticas de melhoria do desempenho das organizações;
  • disseminar boas práticas para as demais organizações;
  • ajudar na transmissão dos conhecimentos em desempenho gerencial, planejamento, treinamento e avaliação.
 
De acordo com Pagliuso, Cardoso, Spiegel (2010), são inegáveis os benefícios oriundos da adoção de modelos de referência à gestão organizacional. Os mesmos autores classificam os modelos de referências por meio de quatro abordagens distintas:
 
  • especialização - quando um modelo específico deriva de outro universal;
  • analogia - muito semelhante à especialização, difere dessa pelo fato de que o modelo criado está muito atrelado ao modelo original;
  • integração - o novo modelo proposto contém novos requisitos, oriundos de mudanças dos requisitos dos modelos de origem.
 
Modelos de referência e o MEG
 
Dessa forma, o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) deve ser considerado como um modelo de referência em gestão organizacional, que tem como principal característica ser um modelo integrador, principalmente por sua visão sistêmica.
 
O MEG reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de diversas organizações, públicas e privadas, universidades e especialistas do Brasil e do exterior. Está baseado em um conjunto de Fundamentos da Gestão para Excelência, que se desdobram em um conjunto de Temas e processos.
 
Esse Modelo faz parte de um movimento discutido em mais de 100 países pelo mundo, sendo que a FNQ representa o Brasil no esforço global pela melhoria da gestão, considerando os grandes temas atuais que impactam positiva e negativamente as organizações e, por consequência, a sociedade.
 
O principal desafio da FNQ continua a ser o de manter atualizado o Modelo frente à realidade brasileira e às tendências mundiais, de forma que nossas organizações, públicas e privadas, possam adotá-lo como referência na estruturação de seus processos, projetando suas ações de modo de que elas consigam desenvolver-se e contribuir para o desenvolvimento do País.
                                                                   
O MEG também pode ser utilizado como um modelo de avaliação para estabelecer o grau de maturidade do sistema de gestão de uma organização. Esse modelo está descrito em detalhes na publicação: MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO® (MEG) – Instrumento de Avaliação da Maturidade da Gestão – 21a edição.
 
De acordo com o MEG, uma organização é considerada excelente quando atende, de forma equilibrada, a todos os Fundamentos, o que denota um grau de maturidade elevado em seu sistema de gestão.
 
21ª edição do MEG
 
Em 2016, com o lançamento do novo MEG, a FNQ atualizou seus cursos e publicações sobre o tema. Gostaria de se saber mais sobre o novo MEG? Clique aqui e confira as condições especiais.
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading