FNQ realiza Assembleia Geral de Membros na capital paulista

11/06/2018

Filiados prestigiaram evento e aprovaram demonstrativos de 2017

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) realizou, na manhã do último dia 8, na capital paulista, a Assembleia Geral de Membros, em conjunto com a reunião do Conselho Curador.

O evento contou com a presença de 28 filiados, além de 64 representações por procurações - contemplando o quórum mínimo de um terço dos filiados previsto no Estatuto. O presidente executivo da FNQ, Jairo Martins abriu a sessão e, na sequência, cedeu a palavra ao presidente do Conselho Curador da FNQ, Osório Adriano Neto, que ressaltou a importância do engajamento de todos em prol da causa da excelência da gestão.

Na sequência, houve a aprovação da ata da reunião do Conselho Curador de 14 de março deste ano e, também, o anúncio dos nomes da nova diretoria voluntária para o mandato 2018-2021, que deu posse à diretora financeira Ana Maria Vasconcelos (Mackenzie), ao diretor administrativo Eric Fassheber Novais (Brasal) e ao diretor institucional Reynaldo Goto (Siemens).

Na ocasião, também foram apresentadas e aprovadas, pelos filiados, alterações no Estatuto e no Regimento Interno da FNQ no que tange à parte administrativa e, ainda, os demonstrativos financeiros de 2017.

O gerente de operações da FNQ, Marcos Bardagi, em sua participação, falou da mudança de perfil das receitas da Fundação nos últimos anos, que passou a ter como principal fonte o seu portfólio de produtos e serviços, sendo hoje responsável por 86% dos recebimentos.

Destacou, ainda, o projeto do novo portal da FNQ, que deve ser finalizado no segundo semestre deste ano e que será um dos impulsionadores do novo momento e posicionamento da FNQ - a gestão para transformação.

O presidente executivo da Fundação, Jairo Martins, falou, em sua participação, da adoção pela FNQ dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030 da ONU, destacando a importância de termos compromisso com o mundo diante de seus principais dilemas, como saúde, saneamento, meio ambiente, entre outros.

Lançamento do novo livro - Jairo Martins apresentou, ainda, aos filiados, a nova publicação da FNQ - Gestão transparente e sistemas de integridade - compliance, um guia exclusivo, que traz boas práticas de governança e compliance, alinhadas ao Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), com caso de relevantes organizações brasileiras. O livro traz o que melhor vem sendo realizado dentro do esforço de elevar os padrões éticos do ambiente de negócios nacional. O lançamento oficial será no dia 13 de junho, na capital paulista, e os filiados presentes tiveram a oportunidade de adquiri-lo antecipadamente.

Em seguida, foram feitas as homenagens às organizações filiadas por tempo de contribuição, que receberam certificados por apoiarem a causa da gestão para excelência, protocolo tradicional nas Assembleias anuais.

Ao final do evento, os presentes prestigiaram a palestra “Desmistificando a Transformação Digital”, com o fundador da Aceleradora, Yuri Gitahy, que destacou, entre outros pontos, a nova ordem digital - é preciso amadurecer as organizações para uma nova realidade, onde a liderança é a grande responsável pela disseminação da cultura da transformação nas empresas. “A transformação digital é a reengenharia da sua empresa e da cultura corporativa do mundo de hoje”, ressaltou.

Em sua palestra, Yuri disse ainda que as empresas precisam ter em mente quatro pontos: pensar grande, começar pequeno, falhar barato e escalar rápido. “Não existe transformação sem risco. Por isso, o grande papel da alta gestão é evangelizar e liderar suas equipes para que as mudanças aconteçam”, completou.

CLIQUE AQUI e leia o Relatório Anual 2017 completo da FNQ, que traz, além dos demonstrativos financeiros, uma coletânea de todas as atividades realizadas no ano passado.