Entenda o que são as metodologias ágeis

10/11/2017

Forma de gestão tem origem nas empresas de TI e está dominando o mundo corporativo

As metodologias ágeis entraram em cena para atender à uma necessidade de empresas de TI - tecnologia da informação -, principalmente, desenvolvedoras de software. Ao notar a baixa produtividade e o pouco aproveitamento dos softwares, as grandes empresas de tecnologia perceberam que uma mudança na maneira de desenvolver projetos era imprescindível.

Surge então, em 2001, o Manifesto Ágil, um documento desenvolvido por programadores, que promete atualizações mais frequentes, rápidas e satisfatórias de seus softwares, sempre mantendo diálogo com seus clientes e buscando atender às suas necessidades.

Contrariando os modelos clássicos de gestão
Um modelo tradicional de gestão segue uma lógica linear de desenvolvimento de projetos. Isso significa que uma etapa deve ser concluída para então começar a próxima. Há uma rigidez para manter o projeto de acordo com o plano original e qualquer mudança ou alteração necessárias causa um retrocesso no desenvolvimento do projeto.

As metodologias ágeis propõem uma ruptura dessa maneira linear de gerenciamento e apresentam uma nova forma de atribuir tarefas. A ideia é dividir o projeto em etapas ou ciclos de trabalho pré-estabelecidos, que possam ser desenvolvidos ao mesmo tempo, por equipes multidisciplinares e autônomas, mas que mantenham o diálogo entre si.

Essa divisão do projeto em etapas concomitantes traz maior flexibilidade ao desenvolvimento de um projeto e permite uma resposta mais rápida a eventuais correções ou mudanças que possam surgir, isso porque não é preciso recomeçar o projeto ao detectar uma falha e passar por todas as etapas novamente.

Agilidade na prática
O movimento, que começou nas grandes empresas de tecnologia, está ganhando espaço em outras indústrias, em diversos formatos. Existem muitas maneiras de implementar as metodologias ágeis e diversas ferramentas que ajudam a organizar o fluxo de trabalho, como os frameworks Scrum e o Kanban.

Mas, mais importante do que gerir projetos, as metodologias ágeis propõem uma mudança de cultura dentro das organizações, que valorize o aprendizado e seja capaz de se adaptar a novas conjunturas o mais rápido possível. Os principais valores do Manifesto Ágil são:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente
  • Colaboração com o cliente mais que negociação e contratos
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano


Quer se aprofundar sobre o tema? Clique aqui para ler o Manifesto Ágil completo.

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading