Confira a lista das Melhores em Gestão® de 2018

27/02/2019

A 2ª edição do maior reconhecimento à excelência da gestão no Brasil premiou seis organizações, sendo quatro DESTAQUE

O Melhores em Gestão® está na sua segunda edição e faz parte do 27º Ciclo de Premiações da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). No ciclo de 2018, seis organizações foram consagradas GANHADORAS, recebendo o troféu, sendo que quatro foram eleitas DESTAQUE por apresentarem maior faixa de pontuação e maior equilíbrio sistêmico no atendimento aos Fundamentos da Excelência.

Todos os anos, a FNQ recebe diversas candidaturas de empresas dos mais variados segmentos, mas, historicamente, apenas cerca de 15% das concorrentes conseguem superar a faixa de corte da pontuação e conquistar sua posição entre as empresas com melhor gestão no Brasil.

Confira a lista das organizações ganhadoras do Melhores em Gestão® pelo seu desempenho no ano de 2018:

●     Brasal Refrigerantes - Destaque

●     Copel Distribuição - Destaque

●     Sabesp - Unidade de Negócio Sul - Destaque

●     Cia Ultragaz - Mercado Domiciliar ISP - Destaque

●     Copel Telecom

●     Turbo Brasil

A festa

Cerca de 200 pessoas, entre representantes das organizações reconhecidas, avaliadores, parceiros, patrocinadores e convidados estiveram presentes ao evento de reconhecimento do ciclo 2018 do Melhores em Gestão®.

A abertura do evento, que teve início com um coquetel, foi feita pelo presidente do Conselho Curador da FNQ, Osório Adriano Neto. Ele ressaltou a importância de reconhecimentos como o Melhores em Gestão®. "A Fundação é uma formadora de cultura e mudar a cultura organizacional não é um trabalho de curto prazo. É de longo prazo." Osório contou sua experiência pessoal de participação nos ciclos de premiação da FNQ. "Cada passo que a gente dá nesse processo é muito rico. A Fundação é um patrimônio nosso".

Osório também fez um importante apelo aos presentes. "Apesar de toda a expressiva atuação na Fundação, na condição de presidente do Conselho Curador e, principalmente, como voluntário que sou, gostaria de pedir a todos aqui presentes que, de alguma forma tem participado desta história, possa ajudar a Fundação a continuar seu trabalho. A FNQ vive um momento muito difícil, no qual precisa muito do apoio de todos que comungam desta causa".

Na sequência, o presidente executivo da FNQ, Jairo Martins, em seu discurso de boas-vindas, falou sobre a importância da gestão para o País. Relembrou a história da Fundação, fazendo um paralelo com o contexto político e econômico do Brasil. Mostrou como a FNQ respondeu a cada nova necessidade das organizações pela busca da excelência em gestão.

Fez também uma crítica dura e direta aos escândalos de corrupção que vêm assolando o Brasil. "E hoje, como somos conhecidos mundialmente? Como exportadores de corrupção. Será que não precisamos mais de gestão?", alertou.

Jairo parabenizou a todas as ganhadoras neste segundo ciclo do Melhores em Gestão®. "O reconhecimento é de vocês, mas os bons frutos somos nós quem colhemos, como cidadãs e cidadãos brasileiros, com a rica contribuição que empresas comprometidas com a gestão e com a excelência nos fornecem. Vocês são os exemplos que todos nós, sem exceção, temos de seguir."

O presidente da FNQ comentou sobre as dificuldades que a Fundação tem tido para manter suas portas abertas. Desde 2012, a FNQ vem sofrendo com o pouco apoio dos últimos governos e da iniciativa privada. "Estamos aqui porque somos teimosos, resilientes e acreditamos no Brasil e no papel da gestão para promover as transformações que precisamos".

E para simbolizar o compromisso com a gestão, no meio de tantas dificuldades, Jairo falou sobre a iniciativa da FNQ de elaborar as bases de um Programa Brasileiro de Gestão para a Competitividade (PBGC). Há duas semanas, o documento foi entregue nas mãos do Secretário Carlos Costa, da Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade, do Ministério da Economia. Clique aqui para ver a minuta deste programa.

"Queremos que este evento de hoje, dedicado às empresas comprometidas com o futuro do País, que acreditam no papel da boa gestão para tirar o Brasil desta indigência política e econômica, seja o marco institucional para o lançamento, em nível nacional, do PBGC - Programa Brasileiro de Gestão para a Competitividade. É preciso que cada um assuma este papel de resgatar a responsabilidade que toda a sociedade brasileira tomou para si no início dos anos 90 - o de tornar o País viável", afirmou.

A força dos colaboradores

Jairo também homenageou os colaboradores da Fundação. Fez um caloroso agradecimento à equipe da FNQ, que se juntou ao palco com ele, com um pedido especial a todos os presentes: "Não deixem à FNQ morrer. 'O Brasil é a nossa tarefa' e a busca da excelência por meio da gestão é o único caminho para termos um País economicamente viável, socialmente justo, ambientalmente responsável e eticamente exemplar", finalizou.

O diretor de operações da FNQ, Marcos Bardagi, que discursou na continuação do evento, ressaltou a importância das organizações se transformarem para evoluir e melhorar. "As ganhadoras aqui, hoje, foram confrontadas com o novo ‘como’ e deram respostas extraordinárias, mostraram que estão trilhando bastante bem este novo caminho, desbravando e criando junto com a gente a Gestão do Futuro. Vocês são exemplos, a partir dos quais criaremos esta sociedade nova, mais justa, mais inclusiva, mais disruptiva", disse.

A dedicação dos voluntários

As pessoas que dão vida ao Melhores em Gestão® também foram reconhecidas e homenageadas. Afinal, esse reconhecimento só acontece graças àqueles que dedicaram uma grande parte do seu tempo para avaliar as organizações que participam de cada edição da premiação - os voluntários da FNQ.

Esses profissionais trabalham voluntariamente, com muita dedicação e disposição, para ajudar a alcançar a verdadeira transformação nas organizações, na sociedade e no País. E para representar esta rede, Cesarino Carvalho Júnior, que atuou por 20 ciclos no reconhecimento máximo à gestão para excelência das organizações, fez seu agradecimento.

Abriu seu discurso falando: “Voluntários não são pagos. Não porque não têm valor, mas, sim, porque eles não têm preço”.

As reconhecidas

A Brasal Refrigerantes foi a primeira surpresa da noite. Além de ganhadora, também é DESTAQUE desta edição. Fundada em 1989, gera mais de dois mil empregos diretos, sendo a responsável pela fabricação, venda e distribuição de produtos Coca-Cola, Heineken e Mate Leão. É também, incentivadora de atividades relacionadas à cultura, cidadania, ao esporte, lazer e cuidado com o meio ambiente e está em seu 11º ciclo de premiação pela FNQ, já tendo sido ganhadora por seis vezes. "Agradeço muito à Fundação. Desde que implementamos o MEG, somos vencedores", disse Jean Claude Blaffeder, diretor geral da Brasal Refrigerantes.

A Copel Distribuição, responsável pela prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica no Estado do Paraná foi o segundo DESTAQUE da noite. Atende 4,6 milhões de consumidores cativos, em 394 municípios no Paraná e um em Santa Catarina, abrangendo 6,2% do mercado brasileiro. A organização está em seu décimo ciclo de premiação e já levou o prêmio duas vezes, sendo DESTAQUE também no ano passado. "Realmente a gestão é muito importante para nós. É o que nos norteia. O MEG é a nossa bússola, que nos guia. E esperamos estar aqui novamente o ano que vem, pois a FNQ não vai acabar", disse Maximiliano Andres Orfali, diretor presidente da Copel Distribuição.

A Copel Telecom, com uma rede de 34 mil quilômetros de fibras óticas, atua desde 2015 no varejo de 85 cidades e oferece um portifólio completo de soluções corporativas nas 399 cidades paranaenses. Desde 2015, a empresa vem estruturando seus processos e em seu terceiro ciclo, está levando seu terceiro troféu por ser uma das seis ganhadoras do Melhores em Gestão®. "Esperamos estar presentes nos próximos 28 anos. O reconhecimento dos nossos usuários e clientes é o nosso maior reconhecimento pela boa gestão", agradeceu Wendel Oliveira, diretor presidente da Copel Telecom.

A SABESP – UNIDADE DE NEGÓCIOS SUL, responsável pelos serviços de distribuição de água a coleta de esgoto na região sul da capital de São Paulo, administra mais de 1 milhão de ligações de água e esgoto. Adotou o MEG em 2001, visando ao crescimento sustentável da organização e como referência para o aprimoramento do seu sistema de gestão e disseminação da Cultura da Excelência. Já foi vencedora em cinco ciclos e hoje, em seu décimo ano de participação, levou mais um troféu para casa e ainda foi reconhecida como DESTAQUE. Roberval Tavares de Souza, superintendente, disse: "Somos movidos à paixão de querer fazer sempre melhor, mas sobretudo de melhorar a qualidade de vida das pessoas."

Com sede em Contagem, Minas Gerais, a Turbo Brasil atua no setor de manutenção de máquinas, equipamentos e motores diesel, de médio e grande porte. Desde a sua fundação, em 1999, apresenta um modelo de gestão inovador, focado em resultados e com pensamento sistêmico. Em 2012, adotou o MEG, e desde então os trabalhos e a busca pela excelência tem sido o foco principal da organização. Também está participando do terceiro ciclo e levando seu terceiro troféu. "A vitória nunca está no início, mas está no final, pois é lá que está o resultado completo, do ciclo todo. Nós não só valorizamos a gestão pelo resultado, mas também pela transformação que traz. A excelência não faz só uma organização melhor, mas um ser humano melhor", afirmou Glauco Diniz Duarte, presidente da Turbo Brasil.

A Cia Ultragaz - Mercado Domiciliar ISP, marca sempre presente na rotina dos brasileiros, em mais de 80 anos de atividade, foi a sexta premiada da noite e reconhecida como DESTAQUE. Desde 2009, quando adotou o MEG, tem melhorado ainda mais seus processos e obtido grandes ganhos econômico-financeiros que refletem diretamente no atendimento ao cliente. Foi responsável por trazer para o Brasil o gás de cozinha engarrafado, o tradicional botijão de gás e foi também a primeira companhia a comercializar o GLP a granel no mercado nacional. Em seu terceiro ciclo, recebeu seu segundo troféu. Aldo de Paiva Júnior, gerente de mercado da Ultragaz falou: "O reconhecimento que recebemos hoje é reflexo de muito trabalho, dedicação e persistência."

Fique atento: em breve, será lançado o Regulamento do Melhores em Gestão® 2019!

Conheça um pouco mais sobre cada uma das organizações reconhecidas. Acesse aqui.

 

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading