7 filmes sobre as relações de trabalho

28/04/2017

O que você pode aprender, com o cinema, sobre o mundo do trabalho?

Dia 1º de maio comemora-se o Dia do Trabalho. A história remonta ao ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago, no Estados Unidos. Neste dia, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho e ocorreu uma grande greve geral. Foram dias marcantes para a luta dos trabalhadores, que culminou em conflitos e mortes de manifestantes. A história nos mostra que a luta não foi em vão e a classe trabalhadora conquistou diversos direitos ao longo do tempo.
 
No entanto, a sociedade continua evoluindo e, com ela, as relações de trabalho. Atualmente, questões como conciliar vida profissional e pessoal e como alinhar os valores das organizações aos pessoais, por exemplo, estão em pauta.
 
E como a arte imita a vida, o cinema pode nos dar várias dicas para lidarmos em nossa vivência profissional. Por isso, selecionamos, abaixo, sete filmes que podem nos ajudar nesse sentido.
 
Amor sem Escalas - Up in the Air
 
 
 
O filme mostra muitas características importantes para o mundo empresarial e as significantes mudanças nas relações de trabalho: o velho x o novo. Enquanto a novata deseja reduzir custos para a empresa, o profissional mais experiente já entende as nuances do negócio e sabe a importância de se executar o trabalho pessoalmente. Uma empresa contratada para demitir funcionários precisa humanizar seus negócios e a construção desse relacionamento pode afetar o seu branding. O filme traz importantes ensinamentos sobre humanização das relações de trabalho e gestão de pessoas.
 
A Origem
 
 
Trabalho em equipe, integração e planejamento. O filme aborda a questão da quebra de confiança entre líder e liderados, que é superada pela maturidade da equipe e por uma recompensa considerável logo à frente. Como em qualquer ambiente corporativo e nos relacionamentos interpessoais, todos estão passíveis de cometer erros. Seu chefe “pisou na bola”? Mantenha-se focado, complete aquilo que você se propôs a fazer e, se for o caso, depois disso, procure algo melhor. Resiliência é uma das principais competências que o profissional deve ter hoje em dia.
 
Batman: O Cavaleiro Das Trevas Ressurge
 
 
Você já se sentiu levando o escritório nas costas e, mesmo assim, parece que todos estão contra você? Apesar de tentar salvar Gotham City dos criminosos, Batman é criticado como se fosse um deles. Lembre-se de que você não tem poderes sobre-humanos e pode estar se afastando emocionalmente das pessoas, escondido atrás da máscara de salvador da pátria no escritório. Aprenda a ouvir, falar, emocionar-se e compartilhar com seus colegas de trabalho e família. Tire a máscara e não deixe as tarefas do dia a dia acabarem com a sua vida profissional e pessoal.
 
 
O Diabo Veste Prada
 
 
A jornalista recém-formada Andrea Sachs é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente da principal executiva da revista. Como tal, ela tenta lidar com as exigências de sua chefe, entrando em conflito de personalidade porque não consegue conciliar o trabalho com a família, os amigos e o namorado. Nesse filme, é possível refletir sobre missão, visão e valores, sobre até que ponto o profissional pretende chegar, quais são os seus limites e sobre a qualidade de vida.
 
A fuga das galinhas
 
 
A galinha Ginger procura desesperadamente uma maneira de conseguir escapar do fim trágico a que os seus donos reservaram para ela e os seus companheiros de granja. Após várias tentativas não muito bem-sucedidas, "voando", surge no galinheiro o galo Rocky, com uma ambiciosa promessa: ensinar as galinhas a voarem. O filme fala da capacidade de criar um plano de ação com objetivos claros e estratégias para alcançá-los. Vale a diversão e o aprendizado.
 
A Grande Virada
 
 
Bobby Walker (Ben Affleck) aparentemente não tem do que reclamar de sua vida: tem uma ótima família, um bom emprego e um Porsche na garagem. O que ele não esperava era que, devido à uma política de redução de pessoal da sua empresa, ele fosse demitido. A mudança faz com que ele tenha de redefinir sua vida, lutar para retornar ao mercado de trabalho, manter a autoestima e traçar um plano de carreira. O filme estimula a reflexão sobre as mudanças do mercado, a questão trabalho x valores pessoais, a importância e os benefícios de planejar sua carreira, bem como sobre os pontos fortes e fracos e como trabalhar a autoestima.
 
O Preço do Amanhã
 
 
Quer aprender como fazer um planejamento a longo prazo, dividido em pequenas tarefas, para atingir grandes objetivos? Assista a esse filme. Em uma sociedade onde a perspectiva de sobrevivência é de pouco mais de um dia, os protagonistas são obrigados a adequar seus objetivos de longo prazo a uma escala de curto prazo, fazendo alterações de acordo com a demanda, porém, sem perder o foco. Com este filme aprenda sobre planejamento, espírito de equipe, confiança, visão estratégica e comprometimento com a causa.
 
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading