7 conteúdos sobre gestão que fazem sucesso no nosso portal

26/12/2017

Selecionamos uma lista com os conteúdos mais acessados em nosso site em 2017. Confira

6 etapas do planejamento estratégico

Entenda o que é planejamento estratégico e sua importância para as organizações. É por meio dele que as empresas determinam sua visão e como alcançar sua missão. Formulação e implementação da estratégia são processos contínuos e integrados, que organizam sistematicamente as atividades da organização e sua tomada de decisões como, por exemplo, onde alocar seus recursos. O processo do planejamento estratégico pode ser esquematizado em seis etapas. Conheça cada uma das etapas.

 

7 filmes sobre as relações de trabalho

O que você pode aprender, com o cinema, sobre o mundo do trabalho? Atualmente, questões como conciliar vida profissional e pessoal e como alinhar os valores das organizações aos pessoais, por exemplo, estão em pauta. E como a arte imita a vida, o cinema pode nos dar várias dicas para lidarmos em nossa vivência profissional. Por isso, selecionamos sete filmes que podem nos ajudar nesse sentido. Confira!

 

Para que servem os sistemas de indicadores?

A existência de um bom sistema de indicadores de desempenho em uma organização permite uma análise muito mais profunda e abrangente sobre a efetividade da gestão e de seus resultados do que a simples constatação de que a empresa está indo bem porque seu faturamento ou o número de clientes está crescendo.

Além disso, a medição sistemática, estruturada e balanceada dos resultados por meio de indicadores de desempenho permite às organizações fazerem as intervenções necessárias com base em informações pertinentes e confiáveis, à medida em que ocorrem as variações entre o planejado e o realizado. Entenda a importância de se ter um sistema de indicadores de desempenho.

 

O que é um modelo de referência de gestão?

Modelos de referências servem para orientar os gestores, auxiliando-os na construção de soluções integradas. O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da FNQ, é um deles. Existem diversas definições para o conceito de modelo de referência de gestão. De uma forma geral, podemos dizer que eles são modelos padronizados e genéricos, que desempenham um papel de referência para os tomadores de decisão a respeito de práticas a serem empregadas nas operações e nos processos organizacionais. Saiba mais.

 

7 ferramentas para estimular a inovação nas organizações

Aprendizado organizacional e Inovação são uns dos Fundamentos da Gestão para Excelência do novo MEG. A inovação e a constante busca por aperfeiçoamento são pilares essenciais para o desenvolvimento sustentável de toda organização. Inovar é buscar o sucesso por meio de práticas e ideias ainda não exploradas. Confira sete ferramentas e metodologias indicadas pelo novo Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) - 21a edição. 

 

7 etapas de um programa de gestão de risco

Para uma organização sobreviver em um mercado complexo, repleto de incertezas e ambiguidades, ela precisa estar equipada para detectar e antecipar os riscos que podem atingi-la. A definição do que é risco dentro de um ambiente corporativo é variada e em muitos casos é enxergado como algo negativo, mas a FNQ define risco como o efeito (positivo ou negativo) da incerteza nos processos, sistemas e decisões, causando variações em seu desempenho. Dessa forma, risco também pode ser uma oportunidade. Saiba como construir um sistema de gestão de risco com nossas dicas.

 

9 livros sobre gestão que você precisa ler

Para celebrar o Dia Nacional do Livro, selecionamos alguns títulos imperdíveis sobre gestão, já publicados em nosso portal, que todo gestor deveria ler. Tem desde clássicos da administração até guias modernos

 

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading