5 dicas de tendências para pequenas empresas

27/03/2017

Ter uma presença on-line e se relacionar com a geração Y estão entre as dicas para os pequenos negócios

De acordo com dados do Sebrae, mais de 98% das empresas no País são micro e pequenas empresas e estas são responsáveis por mais da metade do PIB (Produto Interno Bruto). Uma em cada duas empresas são do setor comercial. Portanto, ninguém duvida do potencial desses pequenos gigantes. E toda essa força pode ser ainda mais impulsionada pela internet e suas ferramentas digitais.
 
É o que aponta um artigo publicado no site da revista Entrepreneur, que mostra as novas tendências para as pequenas empresas. O desenvolvimento das novas tecnologias dá ao pequeno empreendedor a oportunidade de ter um negócio com baixo custo e alto potencial competitivo. Redes sociais, marketing digital, e-commerce possibilitam que os pequenos alcancem clientes no mundo todo.
 
Então, confira, abaixo cinco tendências para micro e pequenas empresas:
 
1 - Geração Y ou Millenium
 
Os novos empreendedores devem manter um contato amigável com as novas gerações.  Como já apontamos em outro artigo do nosso portal, 12 tendências de gestão para 2017 os Milleniuns prezam valores como transparência, colaboração e um bom balanço entre vida pessoal e profissional. Eles também se adaptam facilmente aos avanços tecnológicos e, mantém uma comunicação constante com as marcas, priorizam a qualidade de produtos e serviços e dão feedbacks em tempo real. Algo que deve ser muito valorizado pelas empresas.
 
Justamente por prezarem pela qualidade e ética, esses jovens preferem usar a tecnologia para cuidar dos negócios. Tudo isso por meio de serviços como os que facilitam a realização de encontros e conferências on-line e plataformas de otimização do fluxo de trabalho e administração.
 
2 - Presença virtual
 
Assim como uma grande empresa, o pequeno negócio deve manter uma presença virtual de relevância, com site, perfis em redes sociais, e-commerce e aplicativos. De acordo com a pesquisa norte-americana, The Independent We Stand (IWS), 97% dos internautas fazem buscas on-lines antes de comprar qualquer tipo de produto ou serviço. Assim, resenhas, depoimentos e um bom site de negócios são de extrema importância para conquistar o público atualmente.
 
A internet também permite que estes empreendedores tenham maior controle de assuntos como desenvolvimento da marca.
 
3. E-commerce
 
Lojas on-line aumentam cada vez mais a movimentação de usuários na internet. De acordo com o estudo global UPS Pulse of the Online Shopper, em 2015, 58% dos consumidores de e-commerce estão dispostos a adicionar mais itens ao carrinho se isso significar que o frete será gratuito. Mesmo arcando com os custos de transporte, a empresa pode vender mais e, por consequência, ter mais lucro.
 
Para aqueles empreendedores que estão com pouco capital para investir, a internet oferece várias ferramentas para criar uma plataforma de comércio on-line. Na hora de fazer seu site, o empreendedor precisa ter certeza que ele é responsivo, já que os consumidores acessam a internet e fazem compras on-line pelo celular.
 
4. Empréstimos on-line
 
Uma das grandes tendências para os pequenos são os empréstimos on-line. De acordo com um artigo da Harvard, isso se deve à “simplicidade e conveniência de aplicação de processo, rapidez na entrega e grande foco no serviço ao consumidor”. Bancos tradicionais enxergam altos riscos em empréstimos feitos a pequenos empreendedores, enquanto muitos emprestadores on-line têm estas empresas como principais clientes.
 
 
Além disso, uma alternativa cada vez mais usada para capitalização são as campanhas de crowdfunding, também conhecidas como financiamentos coletivos.
 
5. Business Inteligence
 
Softwares de inteligência de negócios coletam dados e os traduzem em informações que podem ser usadas para aprimorar a estratégia de negócios. Essas soluções podem ser mais simplificadas para os pequenos, pois o número de dados necessários não é tão grande.
 
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