4 dicas de gestão para micro e pequenas empresas

13/04/2017

Existe diferença entre a gestão de uma grande empresa e de uma MPE?

Para a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), gestão é gestão, independente do tamanho e tipo de negócio da organização. As premissas da gestão são as mesmas tanto para MPE quanto para empresas de maior porte. Da mesma forma, o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da FNQ, pode ser aplicado e adequado às necessidades de qualquer empresa que deseja aprimorar seus processos de gestão em busca da qualidade e de melhores resultados.
 
“Na verdade, o conceito básico de gestão em ambas é sempre o mesmo”, explica Luiz Malta, coordenador de projetos da FNQ. Uma organização, seja pequena, média ou de maior porte, precisa ter missão e valores enraizados em sua cultura, deve determinar processos e segmentar os clientes de acordo com as suas necessidades.
                                                          
O coordenador de projetos lembra que a diferença está apenas na demanda por processos, já que, quanto maior a empresa, mais questões precisam ser consideradas na tomada de decisão.
 
Planejamento e gestão
                                                          
“Percebemos que as vencedoras do Prêmio MPE Brasil, por exemplo, são aquelas que normalmente tiveram um cuidado maior ao planejar seu negócio, desde o nascimento até o seu desenvolvimento”, ressalta. “É fundamental ter um planejamento estratégico e revisá-lo ano a ano. Não adianta fazer e deixar na gaveta. Isso não contribui para o crescimento da empresa”, complementa Luiz.
                                                          
Da mesma forma, a avaliação dos resultados é essencial para assegurar o sucesso de uma organização e para identificar se seus objetivos e metas estão sendo cumpridos. Essa análise é de responsabilidade da liderança e deve ser feita sistematicamente, com a utilização de informações que demonstrem o desempenho da empresa em relação aos aspectos financeiros, da produção, das vendas, dos clientes, dos colaboradores e dos fornecedores. E isso vale para todos: pequenos, médios e grandes.
 
No entanto, selecionamos quatro pontos de atenção da gestão das MPE. Confira:
                                             
  • Compartilhe informações com os colaboradores                                                        
O compartilhamento de informações com os colaboradores, tais como metas, objetivos, estratégias e resultados, tem como objetivo desenvolver um sentimento coletivo de pertencer a um grupo de pessoas que perseguem os mesmos ideais e objetivos, potencializando a contribuição de cada um dentro da organização.
                                                          
Quando todos os colaboradores entendem quais são os objetivos da empresa e acompanham os resultados obtidos rumo ao seu cumprimento, a produtividade, o comprometimento e o envolvimento dos colaboradores aumentam significativamente.
                                                          
  • Estabeleça os indicadores e as metas relacionados à sua estratégia
Para cada estratégia é necessário estabelecer um indicador que permitirá, por meio de avaliações quantitativas, o acompanhamento da sua implementação e do seu alcance. As metas definidas para cada ferramenta de gestão permitem estabelecer níveis de resultados esperados e necessários para o bom desempenho da organização e para o acompanhamento da implementação das estratégias.
                                  
  • Divulgue os seus produtos                                                         
A divulgação dos produtos tem a finalidade de despertar o interesse dos clientes potenciais e atuais pelos produtos e serviços da empresa. A efetividade da divulgação é alcançada quando a seleção dos meios de comunicação leva em consideração as particularidades de cada um dos grupos de clientes de nidos pela empresa.
                                                          
  • Avalie a satisfação dos seus clientes
A avaliação da satisfação dos clientes tem por objetivo mensurar sua percepção sobre a organização e seus produtos, além de identificar oportunidades para melhoria. A análise dos resultados e a tomada de ações proporcionarão o aumento da satisfação dos clientes e consequente fidelização.
                                              
 
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